Aprenda Contente
Relatório da visita de estudo sobre o Projeto Rosetta
Objetivos da visita:
Aprender um pouco mais sobre o projeto Rosetta, da ESA (Agência Espacial Europeia) para estudar o cometa 67P/ Churyumov-Gerasimenko. Aprender mais sobre os satélites já enviados para o espaço e sobre experiências já realizadas por alguns grupos de cientistas.
Introdução:
No dia 10 de outubro de 2014, os alunos da área de Ciências do décimo e décimo-primeiro ano foram, acompanhados pelas professoras de biologia e geologia, ao Pavilhão do Conhecimento, onde estavam a tomar lugar várias exposições, pois foi a Semana Mundial do Espaço.
Desenvolvimento:
Chegados ao Pavilhão do Conhecimento, os alunos foram para o auditório, onde foi feita uma apresentação sobre os satélites já enviados para o espaço, focando mais no cometa Rosetta, à sua espera. Deu-se uma introdução sobre a origem do Universo, vários satélites foram dados a conhecer, ex.: Sputnik I ( foi o primeiro a ser lançado para o espaço, no dia 4 de outubro de 1957, cujo único objetivo era emitir uma frequência que, através de rádios sintonizados, pudesse ser ouvida), Sentinel 1A (vai fazer parte de uma constelação de satélites de nome Galileu), Gaia (lançamento na data do Natal passado, tendo como objetivo mapear mais de um milhão de estrelas, o que ficará registado como uma grande evolução, pois será possível conhecer melhor o nosso Espaço e as suas características), forma mencionados outros satélites que a sua data de lançamento será dentro de pouco tempo, como por exemplo.: Lisa Pathfinder.
Quando deixam de funcionar ou se estragam, vão-se acumulando numa grossa camada de detritos e lixo, que se foi formando ao longo do tempo em redor do planeta Terra, tendo como consequência a queda de alguns destroços nos oceanos, de vez em quando.
A ESA tem neste momento várias missões no ativo
( http://biogeoportfolio.blogspot.pt/2014/11/relatorio-da-visita-de-estudo-sobre-o.html )