Aprenda Contente
Desde há cerca de 4600 milhões de anos que a Terra tem vindo a sofrer numerosas transformações. Os seres vivos atuais resultam da evolução dos seres vivos ao longa da vida da Terra. O homem, nomeadamente os geólogos com o contributo de outras áreas da ciência tem procurado explicar as evoluções do nosso planeta.
Existem duas principais linhas de pensamento, uma envereda por uma sucessão de acontecimentos violentos (Catatrofismo) e outra por uma sucessão tranquila (Uniformitarismo).
PRINCÍPIOS BÁSICOS DO RACIOCÍNIO GEOLÓGICO
Catatrofismo- as grandes alterações da Terra foram originadas por catástrofes.
Esta teoria enraizada nas crenças religiosas dominou nos séculos XVII e XVIII e rejeitada no século XIX.
Georges Cuvier (1769 -1832), pai da paleontologia, foi um acérrimo defensor desta teoria.
Cuvier, explicava que as grandes extinções teriam ocorrido por catástrofes que ocorreriam na Terra com alguma regularidade, a última teria coincido com o dilúvio descrito na Bíblia, o que se seguia um período de calmia e as espécies extintas eram substituídas por outras espécies que viriam de locais não afetados pelas catástrofes.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Georges_Cuvier
Uniformitarismo - as alterações da Terra são um somatório de pequenas alterações originadas por processos lentos naturais. As catástrofes naturais são vistas como fenómenos pontuais sendo incapazes de provocar as alterações na Terra.
Esta corrente de pensamento baseia-se nos seguintes princípios:
- Princípio do atualismo geológico ou princípio das causas atuais : os fenómenos químicos e físicos que ocorrem nos dias de hoje são produzidos pelas mesmas causas que produziramacontecimentos semelhantes no passado. As leis da natureza não mudam com o tempo, pelo que o presente é a chave do passado;
- Princípio do neocatatrofismo (gradualismo) : os processos geológicos que modificam a face da Terra ocorrem de um modo gradual, num intervalo de tempo muito longo
James Hutton (1726 -1797), pai da geologia moderna, foi um defensor desta teoria. Segundo ele, as montanhas terão sofrido desgaste dos agentes erosivos ao longo de uma grande período de tempo e que as transformações geológicos poderiam ser explicadas à luz do que acontece na atualidade (princípio do atualismo).
Hutton reconheceu que alguns fenómenos catastróficos poderiam ter influenciado a história da Terra.
O mobilismo geológico. As placas tectónicas e os seus movimentos.
Segundo a Teoria da Tectónica de Placas (teoria proposta por Alfred Wegner), a litosfera, a camada rígida exterior da Terra, encontra-se dividida formando um mosaico de placas de várias dimensões. As placas litosfericas estão assentes sobre uma camada sólida, mas plástica e moldável, a astenosfera.
As placas litosféricas encontram-se em constante movimento e modificam-se ao longo do tempo. Os limites das placas litosféricas são os elementos estruturais mais significativos da Terra, reflectindo o dinamismo interno do planeta. Os limites das placas litosféricas são de três tipos.
Observa, atentamente o quadro seguinte:
